Velocidade

Robe avalia primeira temporada na Stock Car Pro Series: “Realização de um sonho”

Piloto pelotense disputará a principal categoria do automobilismo brasileiro pela Garra Racing

Foto: José Zignani - Especial - Equipe de Caxias do Sul apresentou na semana passada os novos carros que estrearão em 2024

Aos 26 anos, Gabriel Robe terá o calendário mais desafiador desde que se tornou piloto profissional. Pela primeira vez na carreira, o pelotense disputará a temporada completa da Stock Car Pro Series, a principal categoria do automobilismo brasileiro.

Até ano passado, Robe corria na Stock Car Series, uma espécie de categoria de acesso, que premiava o campeão com a verba necessária para subir para a categoria principal. O pelotense terminou em segundo lugar, mas mesmo assim a Garra Racing, sua equipe em 2023, decidiu disputar a Pro Series, escolhendo Robe como um dos pilotos para 2024.

“É a realização de um sonho poder estar disputando a categoria principal. Desde os meus seis anos, quando comecei no kart, com oito ou nove eu já sabia que era isso que eu queria fazer da minha vida. E poder estar hoje em uma categoria 100% profissional, na principal categoria do automobilismo do Brasil e da América Latina... Muito gratificante para mim e toda minha família, é a realização de um sonho”, disse Robe ao Diário Popular.

Pela primeira vez em 30 anos, uma equipe do Rio Grande do Sul disputará a categoria máxima da Stock Car. A Garra Racing tem sede em Caxias do Sul e apresentou os dois carros em evento na semana passada. Robe terá como companheiro Lucas Koln, gaúcho de Santa Cruz do Sul.

A temporada 2024 da Stock Car começa no próximo fim de semana com a etapa de Goiânia, no tradicional Autódromo Internacional Ayrton Senna. Ao todo serão 12 etapas, incluindo uma na Argentina em local ainda indefinido pela organização. Existe também a possibilidade de uma corrida no Uruguai, podendo acontecer em Rivera, na fronteira com o Brasil.

Objetivos no novo desafio

Gabriel Robe andará pela primeira vez em seu novo carro somente a partir desta sexta-feira, quando iniciam os primeiros treinos do fim de semana. Por estar em uma equipe estreante, o piloto pelotense prefere não traçar um objetivo para 2024, mas sonha em subir no pódio.

“A gente não sabe como será o desempenho do carro. Por ser uma equipe nova, a gente acaba não tendo toda aquisição de dados das equipes que vêm há anos trabalhando neste carro. Mas estou confiando muito no trabalho da equipe, venho acompanhando o trabalho que vem sendo feito na oficina. O objetivo seria, quem sabe, beliscar um pódio nesse primeiro ano. Sem dúvida um top-15 no campeonato seria de bom tamanho”, afirmou o piloto do carro número 35.

A temporada 2024 promete ser movimentada para o pelotense. Além de estar envolvido em 12 fins de semana da Stock Car, Robe disputará neste ano a temporada da Endurance, além de trabalhar como coach de pilotos em início de carreira.

Correndo ao lado de grandes nomes

Disputando pela primeira vez a temporada completa da Stock Car Pro Series, Robe terá a oportunidade de enfrentar grandes nomes do automobilismo brasileiro. Ente eles Rubens Barrichello, piloto campeão em 2014 e 2022, com anos de experiência na Fórmula 1 e que em 2024 correrá ao lado do filho Dudu Barrichello. Também com passagem na maior categoria de automobilismo do mundo, Felipe Massa, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet enfrentarão Robe nas pistas por todo o País.

A temporada que se aproxima também conta com nomes históricos da maior categoria brasileira, como Cacá Bueno (filho de Galvão Bueno), Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Daniel Serra e o atual campeão Gabriel Casagrande. Serão 34 pilotos no grid deste ano.

“Vai ser muito bom, apesar de admirar todas as estrelas que tem na Stock Car, agora além de ídolos eles serão adversários. Muito bom poder disputar com pessoas de alto nível, saber que vou estar dividindo a pista com pessoas experientes, vai ser uma prazer”, comentou Robe.

Formato das corridas

Em 2024, a Stock Car terá duas corridas por fim de semana. A primeira no sábado com duração de 30 minutos, invertendo os 12 primeiros em relação à ordem da classificação. No domingo acontece a prova principal, com duração de 50 minutos e obrigação de uma parada nos boxes para trocar no mínimo dois pneus.

Os canais por assinatura SporTV e Bandports transmitem todas as corridas ao vivo, além do canal da Stock Car no YouTube.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contra a desconfiança externa, trabalho: como o Brasil garantiu classificação antecipada Anterior

Contra a desconfiança externa, trabalho: como o Brasil garantiu classificação antecipada

Resultado paralelo garante calendário nacional para o Brasil também em 2025 Próximo

Resultado paralelo garante calendário nacional para o Brasil também em 2025

Deixe seu comentário